O apresentador Tiago Leifert e a jornalista Daiana Garbin afirmam que o câncer ocular da filha Lua, o retinoblastoma, só foi descoberto quando a doença já estava em estágio avançado. O casal, que conduz a campanha De Olho nos Olhinhos, voltou a alertar pais e responsáveis sobre a necessidade de levar bebês ao oftalmologista aos seis meses de idade.
Lua, hoje com 4 anos, recebeu o diagnóstico aos 11 meses, em 2021. “Chegamos tarde ao diagnóstico e ao tratamento”, disse Daiana à revista Quem. Ela explicou que a família desconhecia a existência do retinoblastoma e a recomendação de consulta oftalmológica de rotina no primeiro semestre de vida.
Leifert ressaltou que qualquer sinal suspeito deve ser comunicado imediatamente a um profissional de saúde. “Procure o oftalmo. Se não houver na cidade, fale com o pediatra. Se não tiver pediatra, vá ao posto e converse com o médico da família”, orientou.
Durante o tratamento, o casal diz ter aprendido a valorizar momentos simples do cotidiano. “Levar a Lua à escola ou ver a casa cheia de brinquedos virou motivo de celebração”, contou Daiana.
A campanha De Olho nos Olhinhos está na quarta edição e, segundo os idealizadores, já alcançou mais de 150 milhões de pessoas. O objetivo é eliminar óbitos por retinoblastoma por meio de diagnóstico precoce. “Para zerar mortes precisamos de detecção rápida, e isso só acontece se todo mundo ficar de olho nos olhinhos”, afirmou Tiago.

Imagem: Internet
Em vídeo recente nas redes sociais, o apresentador informou que a filha está bem e leva “vida normal de uma criança de quatro anos”, brincando sobre a fase agitada da menina.
Com informações de Portal Terra





