Praticar atividades físicas usando maquiagem pode ser prejudicial à pele, segundo pesquisa divulgada em março no Journal of Cosmetic Dermatology. O trabalho acompanhou 43 estudantes — 23 mulheres e 20 homens, todos entre 23 e 26 anos — durante uma sessão de corrida em esteira.
Antes do exercício, os pesquisadores aplicaram base na testa e na maçã do rosto de cada participante, deixando as áreas correspondentes do lado oposto sem qualquer produto. Em seguida, os voluntários correram por 20 minutos, enquanto os cientistas avaliavam as condições da pele antes e depois da atividade.
Os resultados mostraram aumento na hidratação e na elasticidade em todas as regiões avaliadas, mas os índices foram mais altos nas áreas cobertas pela maquiagem. Já a dilatação dos poros, observada na pele sem cosmético, não se repetiu nas partes com base. Apesar disso, os autores concluíram que o ideal é evitar o uso de maquiagem durante o treino e recomendaram novos estudos para analisar outros tipos de produtos.
A dermatologista Claudia Marçal reforça o alerta. “O uso de maquiagem durante o treino pode favorecer problemas de pele devido ao acúmulo de suor e sebo causado pela obstrução dos poros. É o mesmo motivo pelo qual recomendamos remover a maquiagem antes de ir para a cama”, afirmou. Ela indica o uso de demaquilante ou água micelar para quem treina após o expediente e já chega à academia maquiado.

Imagem: Internet
Com informações de Terra





