Homem de 31 anos morre na Bahia após ingestão de bebida adulterada com metanol

Um homem de 31 anos morreu na sexta-feira (2) em Ribeira do Pombal (BA) depois de ser internado por intoxicação causada por metanol. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia confirmou o óbito no sábado (3).

Ele fazia parte de um grupo de sete pessoas hospitalizadas no fim de dezembro com suspeita de envenenamento por bebida alcoólica adulterada. A Polícia Civil verificou que o produto consumido continha metanol, substância química tóxica usada em anticongelantes e limpadores de para-brisa.

Das sete vítimas, quatro receberam alta, duas permanecem internadas no Instituto Couto Maia, em Salvador, e uma veio a óbito. Entre os contaminados, seis eram mulheres que participavam de uma festa de noivado.

Para auxiliar no tratamento, o Ministério da Saúde enviou na quarta-feira (31) cem ampolas de etanol fomepizol, medicamento indicado em casos de intoxicação por metanol.

A Polícia Civil fechou um estabelecimento suspeito de vender a bebida adulterada. Após o episódio, a Prefeitura de Ribeira do Pombal decretou a suspensão da venda e do consumo de bebidas destiladas em todo o município até 5 de janeiro. A medida vale para bares, restaurantes, eventos públicos ou privados e comércio ambulante.

O metanol tem aparência e sabor semelhantes ao álcool comum, o que dificulta a identificação em bebidas. A ingestão pode provocar náuseas, vômitos, tontura, visão turva, coma e morte. Autoridades de saúde recomendam procurar atendimento médico imediato ao surgimento dos sintomas, preferencialmente nas primeiras seis horas.

Com informações de Folha de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais destaques

Posts relacionados